MUSCULOS MAIS FORTES, RESITÊNCIA E FLEXIBILIDADE.

Musculação é o nome usado para as séries de exercícios com sobrecarga (pesos), que se iniciaram nas academias como modalidade masculina, que teria como objetivo o aumento do tamanho dos músculos. Mas porque hoje em dia se aconselha esse trabalho a todos, inclusive para mulheres que não querem aumentar seus músculos?

É verdade que a musculação deixa os músculos mais firmes, mas eles só vão aumentar de tamanho realmente, se o exercício for prescrito com esse objetivo. Ele fica mais firme porque há um aumento em sua densidade, o que o torna mais pesado. Além de delinear e enrijecer os músculos, a musculação ainda colabora no aumento do gasto calórico em programas de emagrecimento, e ajuda a evitar lesões, pois os músculos mais fortes dão mais estabilidade às articulações.

Junto com essas vantagens, tem também o bem estar proporcionado pelo exercício físico. 

Pesquisas realizadas têm mostrado que esse tipo de exercício é importante para a saúde, principalmente na prevenção da osteoporose e na diminuição dos sintomas da TPM. Como exercício físico, ainda tem um papel importante na prevenção de doenças do coração, sendo usado inclusive em programas pós-operatórios.

Para completar todas essas vantagens, ainda pesa a melhoria da força, resistência e flexibilidade, o que facilita a realização das tarefas cotidianas.

Não se pode deixar de observar, que para ter todos esses benefícios, o programa de exercícios deve ser prescrito considerando as características de cada pessoa e seus objetivos, por um profissional habilitado.